O Barcelona venceu o Levante por 5 a 0 neste sábado e voltou a diminuir a distância para o Real Madrid no Campeonato Espanhol. O resultado levou o Barça para os 34 pontos, a três do arquirrival – no próximo sábado haverá o super clássico no Santiago Bernabéu.
Como é de hábito, o Barcelona teve praticamente toda a posse de bola. Parecia que Messi, Iniesta e Xavi queriam mostrar a todos que o estilo refinado do time catalão ainda não se esgotou. Tanto é assim que já com cinco minutos o Barça se colocava a frente no placar em um belo gol de Fàbregas, culminando em uma bela jogada coletiva. Messi lançou Iniesta. O meia deu uma luxuosa assistência de calcanhar para Fàbregas bater o goleiro Munúa.
Mesmo vencendo, o Barcelona continuou pressionando. Perdia chances, ora com a bola passando perto, ora com Munúa se desdobrando para evitar uma goleada. Mas o esforço durou pouco. Pois aos 34 minutos, Fàbregas voltou a balançar a rede levantina. Dessa vez o gol foi de cabeça, aproveitando cruzamento de Xavi em cobrança de falta. Quatro minutos mais tarde foi a vez do jovem Cuenca, batendo cruzado um passe recebido de Iniesta. Como detalhe: A jogada começou nos pés do melhor do mundo, Messi.
Mesmo levando de 3 a 0, o Levante se mostrava valente. Conseguia assustar em boas chegadas de seu melhor jogador, o atacante Koné. Em uma delas, Valdés foi obrigado a executar duas grandes defesas.
Estava, no entanto, faltando o gol do melhor do mundo. Pois esse saiu aos 11 do segundo tempo, quando o argentino controlou a bola dentro da área e bateu sem chances para Munúa.
O Levante estava destroçado em campo. Via que, mesmo dando o melhor de si, não passava de um simples coadjuvante. Com 17 minutos, Alexis Sánchez anotou o quinto do Barça. Messi iniciou o contra-ataque e passou para o chileno, que concluiu dando um toque por cima do goleiro Munúa. Um golaço!
A perseguição ao Real Madrid continua. O Barcelona chegou aos 34 pontos, já o rival tem 37. Os catalães deixaram o Camp Nou prontos para arrumarem as malas rumo à capital, onde tentarão se igualar aos merengues na corrida pelo título espanhol.
Campeonato Espanhol (15ª rodada):
Sábado (03/12)
Sporting Gijón 0 x 3 Real Madrid
Racing Santander 1 x 0 Villarreal
Barcelona 5 x 0 Levante
Valencia x Espanyol
Domingo (04/12)
Atlético de Madrid x Rayo Vallecano
Real Sociedad x Málaga
Osasuna x Betis
Mallorca x Athletic Bilbao
Granada x Zaragoza
Segunda-feira (05/12)
Sevilla x Getafe